Carros rebaixados esta liberado para rodar pelas ruas do Brasil, confira essa novidade...


Finalmente os donos de carros rebaixados poderão rodar tranqüilos pelas ruas do Brasil. Isso porque no último mês de março, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) liberou definitivamente a legalização dos carros rebaixados. Porém, há algumas regras que devem ser seguidas e, principalmente, um processo a ser feito, que o nosso blog explica agora.

O primeiro deles é se certificar que seu carro não tem mais do que 3,5 toneladas de peso total. Apenas veículo dentro desta faixa podem ser legalizados. A boa notícia é que a maioria se enquadra nisso, até mesmo as picapes e utilitários grandes. Apenas os caminhões ficam de fora dessa.

Depois disso, é necessário procurar o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) localizado em sua cidade, para dar entrada com o pedido de legalização do veículo. Da mesma forma que se faz o emplacamento de um veículo zero quilômetro, essa etapa inicial pode ser feita por você mesmo ou com a ajuda de um despachante. Após isso, será necessária a emissão de um laudo que ateste a altura do veículo.
Neste laudo, será comprovada a altura real do veículo em relação ao chão de sua parte mais baixa. Essa altura não pode ser inferior a 10 cm. Lembrando que a medição é feita da parte mais baixa do veículo, seja qual for ela: caixa de rodas, longarina, escapamento, entre outras partes.

Aqui existe outra boa notícia: estão liberados os sistemas fixos e reguláveis, como suspensões de rosca e a ar. Mas é necessário atenção, já que o laudo será emitido a partir da altura mais baixa possível do carro, que novamente não pode ser inferior a 10 cm em relação ao chão. Todo o processo de legalização gera um custo que fica entre R$ 400 e R$ 500.

Por fim, a comprovação de que o veículo está legal será feita no CRV (Certificado de Registro do Veículo) e no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). O que ainda não está liberado, porém, são rodas e pneus maiores que o diâmetro original do jogo que vem no veículo. Ou seja, se você optar por rodas maiores, precisará utilizar pneus de perfil baixo, que não ultrapassem essa medida original. 

Sobre BOOM News

O maior portal de Botícias Bombásticas, todos os dias melhores notícias para seu entretenimento independente da veracidade! Seja esperto, acompanhe BOOM NEWS e veja notícias que você só encontra aqui!